segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DESCONHECIDO

(Por Ivan Silva)

Ainda quando trabalhava como vendedor de produtos químicos, levantei cedo e cheio de disposição à vida, apesar dos olhos depressivos.
Sem nada me importar com as horas fui em direção àquilo que me chamava: a condenação, o eletrochoque... sempre que falo algo decorado meu cérebro frita. Enfim, abri o portão da rotina e caminhei como de costume, até encontrar o homem de negócios. Ao encontrá-lo, já com a agonia de uma criança febril prestes a levar injeção na bunda, fui apresentado a um cara, desconhecido, que agora estava ali, batendo um papo com o homem de negócios. Cabelos compridos, enrolados, algumas tatuagens, pernas amputadas... a princípio me cumprimentou e perguntou meu nome, me disse que ficou sabendo das pinturas que faço e da banda que toco. Isso através do já mencionado homem, que se mantinha ali... escutando a prosa atentamente, como alguém que espera um momento de distração pra dar o bote.
Nisso, a conversa foi desenrolando. Dizia o cara desconhecido, à respeito de uma das minhas primeiras perguntas, que perdeu as pernas num acidente de trem, e que após ter despertado no hospital, ganho alta e ido pra casa, "já era, nunca mais vai andar, tudo que for fazer denpenderá dos outros" foi a primeira coisa que ouviu da família. Isso o incomodou, disse também... mas não o fato de ter perdido as pernas. Achava sim que andar ainda era possível... e a idéia de depender de todos em tudo, repeliu com palavrões, eternos vão tomar no cú.
Ao dizer isso, o homem de negócios chacoalhou o rabo... mirei meus olhos no céu nublado e rapidamente me concentrei de novo naquilo que ouvia, ou via, não sei, não importa. O barulho do chocalho era ameaça pequena. O cara desconhecido estava falando de esperança, palavra que ouvi Quintana dizer debaixo d'água... um sopro de vida. Sim.
Dizendo esse cara, não tão mais desconhecido (Dilsin como disse se chamar) que, conversa vai conversa vem, era olhos nos olhos, encarando mesmo... explicou demonstrar sua atenção assim, e continuou, dizendo que após toda aquela imposição de pessimismo, à noite fugiu de casa, decidido ir a até a praia.
E assim foi, entrou na estrada com a cadeira de rodas, usando a força que tinha nos braços e a vontade pra fazer o caminho. Exausto, quando chegou a praia, se jogou na areia, percebendo que a dificuldade em andar ali era maior.
Assim que se recuperou, se moveu até as rochas e ali sentou, lançando no mar a vara de pesca que tinha levado. Sem entrar em detalhes, dizer se conseguiu pescar ou não, após isso, apenas contou que revoltado, tendo refletido sobre os acontecimentos, sociedade, existência, vida, lançou no mar sua carteira.
"Pra quê essa porra de carteira?! Dinheiro, documento... Cansei dessa merda, não faço parte de mais nada!"... nessa parte o homem de negócios tateou o ar com a língua, tornando a balançar o chocalho.
Nisso, Dilsin frisou... falando que às vezes fazemos coisas sem pensar, sem medir as consequências... e que esse momento, da carteira ao mar, mais tarde, considerou ato de liberdade e também mancada.
Mas foi no embalo desse ato de liberdade que pegou sua carteira de cigarro vazia e encheu com areia, na intenção de provar a família que conseguiu ir à praia, e assim, foi rumo à outra cidade, onde aconteceria uma festa rave- afirmou várias vezes o gosto por música eletrônica. No meio da festa, sacudiu feliz a cadeira, rodeado por mulheres, varando a noite na dança orgíaca, indo embora apenas pela manhã. Momento em que percebeu a cadeira bamba... uma das rodas, a pequena da frente que servia de apoio, estava frouxa. Com ela nessas condições, era muito mais puxado, teria que se equilibrar nas duas rodas... Coisa que o levaria a exaustão e depressa, gastaria muito tempo pra chegar ao próximo destino.
Pensou no que podia fazer e procurou uma oficina, a única que tinha na cidade, onde o dono era um pastor, de alguma igreja, não mencionou, ou talvez mencionou e eu tenha esquecido. Só me lembro que, ao explicar a situação, disse o Dilsin, ao ter explicado ao pastor que lançou a carteira no mar e estava sem documentos, nem dinheiro e havia perdido um parafuso e precisava de outro, pra colocar na roda de apoio da cadeira, levou um não, na cara. Começando a ver aí o ato de liberdade como mancada, atitude infeliz.
Isso fez com que cada expressão do homem de negócios fosse traduzida no ar.
"Aí, viu! Era isso que eu queria dizer, não adianta ser radical demais, em algum momento você tem que ser maleável, ou o sistema irá te podar de todas as maneiras."
Mirei outra vez meus olhos no céu nublado e rapidamente me concentrei naquilo que ouvia, ou via, não sei, não importa. O barulho do chocalho era ameaça pequena...
Dilsin continuou, dizendo que depois do não que levou, resolveu ir a delegacia, pra tirar novos documentos, assim poderia sacar dinheiro no banco e comprar uma passagem de ônibus, pra voltar pra casa. Quando procurou a delegacia, pegaram seus dados e deram dois dias pra que os documentos ficassem prontos. E isso, à base de abuso de poder, preconceito, humilhação.
"Um cara aleijado desse não é humano", alto e claro, disse que ouviu isso vindo de um grupo de policiais. O ódio o fez desejar ter pernas ainda, só pra poder dar pelo menos uma porrada bem dada no policial que disse isso, mesmo que morresse com um tiro. Essa foi a primeira vez que ele se considerou um aleijado... Passado isso, foi direto pra casa, encontrando lá sua mãe que estava desesperada. Ninguém conseguia acreditar no que ele tinha feito, no acontecido... mas a partir daí ele voltou a mexer com artesanato, que antes do acidente já era seu trabalho.



*Nesse texto tem um pouco de uma das conversas que tive, em 2012. Conversei uma vez só com esse camarada, o Dilsin, que na época morava em Minas, se não me engano, acabou vindo parar na cidade. Depois disso perdi o contato... não sei o que anda fazendo. Imagino que dando força a outros cadeirantes por aí.

domingo, 23 de dezembro de 2012

P12 (PI AO QUADRADO) OU POLITICAMENTE INCORRETO AO QUADRADO - EDITORIAL


A tendência, quando se pensa diferente da maioria, é em determinados momentos nos considerarmos loucos. Aquela coisa, que aprendemos desde pequenos, dentro dos conceitos da “democracia”, de que se a maioria pensa e quer uma coisa, esta coisa deve estar correta. Mas quando começamos a ler e pesquisar, buscando outros pensamentos de outras pessoas, acabamos por chegar a conclusão que, ou não somos realmente loucos, ou ao menos não somos tão poucos.
Quando comecei a explanar meus pensamentos, comecei a ser tachado de "Politicamente Incorreto" e na época nem sabia exatamente o que era isso. Havia conhecido o “Patrulhamento Ideológico”, ainda nos anos 1970, mas comecei a perceber que as coisas atualmente eram muito piores e mais danosas e perigosas. E também a perceber que existem, não apenas no mundo acadêmico e até na própria mídia, pessoas que também tem esse pensamento. Filósofos como o Luiz Felipe Pondé no Brasil e Roger Scruton na Inglaterra; e jornalistas como Walter Navarro. E mesmo dentre as pessoas, digamos, mais simples, pessoas comuns, que apesar de não estarem debaixo dos holofotes e na frente de microfones de rádio e televisão, também tem esse pensamento na contramão. Pessoas que questionam seu mundo e que não aceitam o que é vomitado e imposto a força. 
E foi baseado nisso que lancei a ideia desta revista. Aglutinar esse pensamento que não tem lado, não está nem à direita nem a esquerda, muito menos no centro. Ou se está de algum lado, é o do pensamento livre, coisa que tem sido combatido pelo poder dominante que descobriu que a melhor maneira de dominar as pessoas seria com a "pasteurização" e a uniformização do pensamento, nivelando por baixo os conceitos sociais e morais, transformando até mesmo coisas simples e necessárias como cantigas de roda e o humor em alvos de criticas, e até mesmo de processos. 
Aliás, os processos judiciais substituíram bem a chibata e a tortura nos porões da repressão militar. Antes, os que pensavam diferente do que era imposto eram torturados e mortos, hoje são processados, o que as vezes na prática significa a mesma coisa, impedindo até mesmo essas pessoas de sobreviver. 
Pensar e expor o pensamento livre, de fato, se tornou algo muito perigoso, como na "crimidéia" de Orwell. Pensar diferente está se tornando crime, a partir da premissa inventada de uma igualdade que não existe e chegando a absurdos de fazer com que as pessoas se sintam no dever de explicar porque estão usando a palavra "preto", em qualquer circunstância e por qualquer motivo. A coisa se instala na mente das pessoas, criando o pior tipo de censura, aquela que impede que o criador de usar determinadas palavras, formas e cores . Uma guerra suja.
E como não sou - a maioria de nós não é - afeito a armas, tiros e explosões, nos resta apenas uma forma de lutar nessa guerra suja: continuando a pensar e explanar seu pensamento das formas que ainda podemos. E esse é o motivo maior da existência de PI2, Pi Ao Quadrado, ou Politicamente Incorreto ao Quadrado. 

Luiz Carlos Barata Cichetto


Politicamente Incorretos:

  • Luiz Felipe Pondé
  • Walter Navarro
  • Luiz Carlos Barata Cichetto
  • Delciderio do Carmo
  • Toni, Le Fou
  • Renato Pittas
  • Emanuel R. Marques
  • Marcelo Moreira
  • Gabriel Fox
  • Diego El Khouri
  • Giovani Iemini
  • Wellington Vinícius Fochetto Jr.
  • Isaac Soares de Souza
  • Eliezer Soares de Souza
  • Joanna Franko
  • Alejandra Arce D Fenelon
  • Celso Moraes F.
  • Roger Scruton
  • Erika Zaituni
  • Carlos Crummond de Drummond

sábado, 15 de dezembro de 2012

?

(Por Nutyelly Cena)

Hoje eu saí e pensei que o dia fosse ficar diferente. E ficou. Pronto, respirei aliviada. Ás vezes costumo olhar para as pessoas e pensar sobre suas vidas, tenho essa curiosidade de ficar pensando no que foi capaz de as fazerem chorar, rir do que as fazem felizes e por aí e me teletransporto para o mundo dos outros.Aquele dia o corredor do hospital estava vazio. Havia duas enfermeiras, uma senhora rezando, uma sentada e uma mulher cansada no balcão. Fiquei olhando para a porta da sala de emergência pra ver que atrás daquela porta se escondia muitas vidas.
Meu olhar passou por um quarto com a porta aberta, vi uma mulher pálida, de cabeça raspada que olhava para a janela chorando nesse momento meu mundo se transportou para o dela pensei nela na infância no que ela gostava de brincar. Se ela chegava em casa depois de brincar na rua com os amigos. Ela na escola, preocupada em passar de ano. E agora ela estava ali, frágil. O que ela pensava ao olhar pela janela? Senti uma vontade enorme de entrar ali e abraçá-la, mas então a senhora do balção me chamou e voltei .
 
 
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

(Por Ivan Silva)

Trabalhando sem cessar
consciência e inconsciência,
feito um Gregor Samsa,
encaro o Tédio da rotina

com outros funcionários
que desconhecem ter asas
e chamam uns aos outros de otários,
se comportam mesmo como proletários...

Trabalhando de lua a lua, competindo
entre si, rimando vida com vazio,
suados e encurvados, submissos,

escravos com corrente até os dentes,
tão iludidos que não conseguem se ver
cada um o elo da sanguínea corrente.

domingo, 2 de dezembro de 2012